Travessia da balsa é considerada ruim ou péssima por 66,8% dos usuários

Pesquisa realizada pelo Instituto Ilhabela Sustentável realizou 1576 entrevistas entre os meses de agosto e dezembro de 2017

Durante o último semestre de 2017, o Instituto Ilhabela Sustentável promoveu uma pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade do serviço prestado pela DERSA na travessia entre Ilhabela e São Sebastião, utilizando o aplicativo Monitorando a Cidade: uma ferramenta de coleta de dados para ação cidadã desenvolvida pelo Centro de Mídia Cívica do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em parceria com o Co:Lab (USP) e com a Humanitas360.

A iniciativa integra a campanha #deolhonabalsa, que tem o objetivo de colaborar com a melhoria deste serviço, alvo de constantes críticas e reclamações por parte de turistas, veranistas, moradores, estudantes e trabalhadores dos municípios de Ilhabela e São Sebastião.

Entre os meses de agosto e dezembro de 2017, 1.576 usuários responderam à pesquisa, fornecendo informações sobre o sentido da travessia, tempo de espera para embarcar, tipo de transporte utilizado (automóvel, caminhão, bicicleta, pedestre, etc.), motivo da travessia (estudo, trabalho, turismo ou outros) e nível de satisfação do usuário com o serviço prestado pela DERSA.

CONCLUSÕES:

  • O TME – Tempo Médio de Espera para embarque é de 79 minutos (1h:19m).
  • 66,8% (ou seja, 2/3 dos usuários) consideram o serviço RUIM ou PÉSSIMO (Média Geral de 2,02 RUIM).
  • Quando feito um recorte considerando apenas Pedestres e Bicicletas (que não precisam enfrentar filas), o Tempo Médio de Espera para embarque cai para 34 minutos, mas apesar disso, o percentual de usuários que avaliaram o serviço com RUIM ou PÉSSIMO, aumenta ainda mais, para 72%.
  • Isso pode ser atribuído às péssimas condições que as embarcações oferecem aos pedestres, principalmente quando sujeito a intempéries.
  • Quando feito um recorte considerando apenas os usuários que estão fazendo a travessia por motivos de Trabalho (em sua maioria nos dias de semana), o Tempo Médio de Espera para embarque é de 59 minutos, e o percentual de usuários que avaliaram o serviço com RUIM ou PÉSSIMO, aumenta ainda mais, para 74%.
  • 56,9% dos usuários avaliados fizeram a travessia a TURISMO, e nesse caso o percentual de usuários que avaliaram o serviço com RUIM ou PÉSSIMO cai para 62%.
  • Claramente há um descontentamento geral, porém os mais afetados são moradores que estão se deslocando a trabalho ou estudo.

Veja o relatório completo no link: https://goo.gl/tBCuyg

Escrever um comentário